Provocação do Governo em relação aos salários e aposentações
exige dos enfermeiros uma forte resposta já no dia 5 de Fevereiro
É inaceitável e provocatória a proposta do Governo de congelar salários, suplementos e subsídios aos trabalhadores da Administração Pública. Também os enfermeiros viram as suas remunerações reduzidas em mais de 6%!
É inaceitável que o Governo volte a querer agravar as regras de aposentação, designadamente da antecipada - principalmente quando milhares de trabalhadores, incluindo enfermeiros, já a accionaram - adoptando já, 5 anos antes, a regra que penaliza em 6% (até 2015, seriam 4,5%) cada ano de antecipação. Enviei um estudo do Dr Eugénio Rosa, é importante a sua leitura.
É inaceitável que o Governo pretenda eliminar a regra que permitia, desde que com 40 anos de descontos para a aposentação, baixar gradualmente a idade para a aposentação em regime de pensão completa. Tal medida traduz-se num aumento efectivo dos requisitos de tempo para a aposentação, agravando, em média, em 2 anos a obtenção de tais requisitos.
Estas medidas, que serão parte integrante do Orçamento de Estado para 2010, não merecem, como já se percebeu, a rejeição da direita parlamentar, pois o CDS e o PSD não irão votar contra estas propostas do Governo que contam o voto favorável do PS.
Apelo a todos os caros colegas em força na jornada de 5 de Fevereiro de 2010
Neste quadro tão negativo, cresce de importância a participação dos Enfermeiros na Manifestação Nacional da Administração Pública, promovida pela Frente Comum de Sindicatos, que se realizará no próximo dia 5 de Fevereiro, em Lisboa.
Contacta o delegado sindical ou dirigente sindical do SEP no teu local de trabalho.
SEP assegura transporte.
Sem comentários:
Enviar um comentário