Estafeta Nacional Contra a Precariedade
Lutar para Garantir a Estabilidade
GUARDA 21 DE JANEIRO DE 2008

Alguns exemplos da precariedade do emprego no Distrito da Guarda
No sector da Administração Pública
Câmara Municipal da Guarda – Cerca de 90 trabalhadores estão em regime de POC – Planos ocupacionais, a ocupar postos de trabalho permanentes.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA: 78 trabalhadores nos Disponíveis – Direcção Regional Agricultura da Beira Interior.
MINISTÉRIO DA CULTURA: 5 trabalhadores avençados no Parque Arqueológico do Vale do Côa. Em Dezembro o Ministério tentou extinguir as avenças. A luta dos trabalhadores impôs a renovação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: CENTENAS DE CIT´S, DEZENAS DE TAREFEIROS E CENTENAS DE POC’S NO DISTRITO E CENTENAS DESEMPREGADOS.
No sector da Saúde
Sub-região de saúde da Guarda – 79 trabalhadores estão inseridos na lei da Mobilidade da Administração Pública.
Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda – 10% dos enfermeiros (49 enfermeiros) tem Contrato a Termo Certo de 3 + 3 meses (aguardam a assinatura dos Contratos de Trabalho a Termo Certo Resolutivo – Nova Lei). Em alguns serviços a situação é particularmente grave visto que mais de 60% dos enfermeiros do serviço são contratados, como por exemplo os serviços de Medicina – Medicina A (20 enfermeiros no serviço dos quais 12 são contratados) e Medicina B (19 enfermeiros no serviço sendo que 12 são contratados).
Hospital Sousa Martins, na Guarda - Do total de 845 trabalhadores, há cerca de 100 de contratados e dezenas de POC’s. Bem como Outsoursing na área da limpeza e alimentação (cozinha), a quase totalidade dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviços estão em situação de contrato de trabalho precário.
Centros de Saúde da Guarda – 12 enfermeiros com contrato de trabalho precário (nova Lei – Contrato de Trabalho a Termo Certo Resolutivo de um ano (3 na Guarda, 2 no Sabugal, 1 em Seia, 2 em Vila Nova de Foz Côa, 1 em Aguiar da Beira, 1 em Trancoso e 2 em Almeida).
Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia – 12 enfermeiros com contrato de trabalho precário. Reserva de Recrutamento - 1112 CONCORRENTES – O HNSA teve mais de 20 vagas. No dia 1 de Fevereiro de 2008 iniciam os contratos de trabalho a termo certo resolutivo de 1 ano. 8 enfermeiros cessam a prestação de serviços com as duas empresas de enfermagem, representando isto uma vitória para a luta destes enfermeiros.
No sector Metalúrgico
Delphi, na Guarda – prevê-se que entre Maio e Agosto de 2008 cerca de 500 trabalhadores vejam o seu posto de trabalho extinto. Centenas de trabalhadores temporários têm vindo ao longo dos últimos anos perdidos o seu posto de trabalho.
No sector do Comércio e Serviços
Supermercados – Grande percentagem de trabalhadores com contrato de trabalho precários e a tempo parcial, principalmente para horários de trabalho em fim-de-semana.
No sector Têxtil e Vestuário
Centenas de trabalhadores do sector perderam os seus postos de trabalho em 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário