Este espaço tem como única pretensão a divulgação dos valores assentes numa sociedade livre de exploração, principalmente o fim da exploração do Homem pelo Homem.
Resposta ao Ministro da Saúde Paulo Macedo
sábado, 19 de janeiro de 2008
JÁ NÃO SE LEMBRAM DA LUTA ?! ENTÃO LEIAM E SIGAMOS O EXEMPLO:VALORSUL: Administração e Trabalhadores assinam AE. Vale a pena lutar!
O Sector de Empresas de Loures editou um comunicado onde saúda os trabalhadores da ValorSul pela v itória alcançada na sua luta, que lembramos exigiu 12 dias de greve durante 2007, tendo no decorrer da última o Governo enviado as forças policiais para reprimir a luta dos trabalhadores.
Os trabalhadores conseguiram manter o seu acordo de empresa e aumentos salariais de 3,6% para os salários mais baixos.
Um exemplo que confirma que vale a pena lutar!
LUTA DA VALORSULSALDA-SE COM VITÓRIA DOS TRABALHADORESOs Trabalhadores da Valorsul venceram a luta em defesa do Acordo de Empresa, e do direito à negociação.A administração abandonou a chantagem de condicionar negociações salariais à aceitação de retirada de direitos. Da mesma forma retirou também todas as propostas que visavam redução dos direitos do AE.O AE agora concluído mantém todos os direitos, em matéria salarial têm efeitos retroactivos a todo ano de 2007. Garante que em 2008 o AE só será revisto em aspectos de natureza pecuniária.As actualizações salariais acordadas suportam 3 escalões de aumentos 2,2% – 3,4% – 3,6% a ordem percentual correspondem aos salários mais baixos, as percentagens mais altas. Foram actualizados os subsídios de turno e subsídios de apoio ao estudo de descendentes. Ficou também salvaguardado para negociação seguinte, a requalificação dos operadores semi-especializados e problema de marcação de férias.A luta dos trabalhadores da Valorsul arrastou-se em mais de 9 meses implicou 12 dias de greve. A última prolongou-se durante uma semana e no seu decurso o direito constitucional á greve sofreu vários atentados incluindo intervenções policiais dos corpos de intervenção da GNR e PSP. A luta travada na Valorsul não esteve isolada foi alvo de várias manifestações de solidariedade em particular dos trabalhadores dos serviços Municipalizados de Loures. Trabalhadores que estão agora, a ser vítimas de perseguição, com abertura de inquéritos e processos disciplinares por se terem recusado a avançar com os camiões de lixo perante os piquetes de greve da Valorsul.A unidade e firmeza dos trabalhadores da Valorsul foram determinantes para a vitória alcançada, e a solidariedade demonstrada no terreno pelos outros trabalhadores foi importante contributo. O OD de Direcção do Sector de Empresas de Loures saúda os trabalhadores da Valorsul que com a sua luta contribuíram para a defesa do direito á greve e obtiveram a grande vitória da manutenção de todos os direitos do AE e apela a continuidade da unidade para a necessária vigilância para os problemas que ficaram por resolver nomeadamente os processos disciplinares e as faltas injustificadas em resultado do exercício do direito á greve. Organismo de Direcção Sector de Empresas de Loures Loures 15 de Janeiro de 2008
FONTE: http://www.dorl.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2076&Itemid=100
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário